Apesar das grandes descobertas na medicina, e com toda a evolução que a área da saúde tem a cada dia, a procura por tratamentos na área da Medicina Complementar cresce continuamente.
Embora conhecida como "Medicina não convencional", esses métodos de terapia e tratamento onde são usados técnicas naturais, que atualmente ja foram comprovados como eficazes em muitos casos, estão altamente aperfeiçoados, sendo aplicados por diversos profissionais da saúde.
Com a constante procura dos métodos alternativos, hoje nos deparamos com inumeros relatos de pessoas que obtiveram resultados positivos, ou até mesmo, casos em que a medicina convencional não havia funcionado até ser trocada pela não convencional.
Ao contrário do que muita gente pensa, esses métodos alternativos não são uma invenção moderna. Na realidade são técnicas milenares que foram aperfeiçoadas com o passar do tempo. Com o benefício de não utilizarem nenhum tipo de química em seus compostos, usando métodos o mais naturais possível.
Apesar dos focos diferentes, a medicina alternativa e a medicina convencional possuem os mesmos objetivos:
-Necessidade de apresentar resultados eficientes nos seus pacientes;
-Têm o objetivo de tratar e diagnosticar doenças, embora de formas diferentes.
-Necessidade de apresentar resultados eficientes nos seus pacientes;
-Têm o objetivo de tratar e diagnosticar doenças, embora de formas diferentes.
Atualmente são incontáveis a quantidade de terapias alternativas existentes . As mais populares serão descritas por mim aqui no Agite nos próximos posts da editoria Corpo e Saúde.
E o tema de hoje é: Acupuntura
Segundo a cultura chinesa, a Acupuntura é o método terapêutico mais antigo, sendo relatado em documentos que possuem cerca de 5.000 anos de existência. Acredita-se que desde a Idade da Pedra (Era Neolítica) já era utilizada.
Até hoje, há quem defenda a ideia de que na realidade, a Acupuntura tem origem na Atlântida, e com a destruição da mesma, se espalhou com os sobreviventes para todo o globo. Para a China teriam ido os que tinham maior domínio do assunto, e para as outras regiões do mundo o conhecimento não teria chegado ou não teria se conservado como naquele país. Dessa forma se explica o porquê da Acupuntura ser tão conhecida como tradicional de origens chinesas.
Esse antigo método terapêutico foi baseado num conhecimento de natureza filosófica: O Taoísmo. Em resumo é o seguinte: No princípio de tudo havia o Tao, o incognoscível, criador dos Céus, da Terra e do Homem. Num determinado instante, por motivos que nossa mente não é capaz de alcançar, Tao resolveu se manifestar, dele emanando algo que deu formação ao Universo. Esse “algo” que surgiu foram duas forças, duas energias opostas, mas complementares, que são o Yang e o Yin. O Yang representando o aspecto positivo e o Yin o negativo. Cada estrutura, cada fenômeno, cada ser do universo é resultado da combinação dessas duas energias e podem ser classificadas como Yang e Yin, de acordo com a proporção que apresentar de uma ou de outra.
A Acupuntura está diretamente ligada aos tipos de energias presentes em nosso corpo. As que recebemos pelo ar e alimentos, a energia interna e externa, entre outras que adquirimos com o passar do tempo. Os meridianos são os canais por onde estas energias percorrem o corpo. Através de estímulos em determinados pontos do meridiano, pode-se reequilibrar as energias do corpo e de órgãos, trazendo assim o resultado esperado da terapia.
Podem ser utilizadas diferentes técnicas de Acupuntura de acordo com a escolha do cliente, ou a que ele mais se adaptar. Sendo elas:
- Acupuntura Clássica: Realizada com a introdução de finas agulhas nos pontos selecionados. As agulhas não penetram mais que alguns milímetros abaixo da pele.
- Acupuntura a Laser: Os pontos são estimulados através de raios laser. Geralmente útilizada em crianças ou adultos com medo de agulha. É indolor, igualmente ao método clássico.
- Acupressura: É a pressão dos pontos de acupuntura com a ponta dos dedos, ou com a ponta de um objeto fino, como uma caneta, por exemplo.
- Aurículo Acupuntura: Feita em pontos na orelha. Nesse caso são usadas agulhas curtas, ou também, sementes e pequenas esferas de aço inox, que ficam aderidas a orelha com auxílio de esparadrapo.
- Eletro Acupuntura: Os pontos são estimulados através de aparelhos que introduzem uma corrente elétrica de baixa intensidade, com função de simular a energia do nosso corpo.
Cientificamente, a Acupuntura é explicada como um método de estímulo neurológico através dos receptores específicos que temos espalhados pelo corpo. Já foi comprovada a sua eficáfia em muitos casos. Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) editou uma lista de doenças que obtiveram ótimos resultados com essa terapia. (Veja aqui) De lá pra cá os investimentos nessa terapia só aumentaram.
Como todo método alternativo de terapia não medicamentosa, este também não fica livre de polêmicas e preconceitos. Mas como profissional da saúde e testemunha de pacientes satisfeitos com a terapia, eu recomendo.
Fontes: