Você algum dia já ouviu falar que as cores não são apenas cores? Que elas tem o poder de influenciar o nosso psicológico, e mexer no nosso subconsciente?
Alguma vez na vida você ouviu dizer que as cores vermelho e amarelo do McDonalds foram escolhidas propositalmente porque a combinação tem o poder de instigar o nosso apetite?
Pois acreditando você, ou não, isso tudo tem procedência, e já foi estudado por muitos e muitos anos. As cores tem sim uma função maior do que apenas colorir. Elas podem inclusive curar.
Mas comecemos do início:
As cores existem a partir da luz, mas não de qualquer luz, essa luz que estou falando é especificamente a luz do Sol. Os raios do sol fornecem a energia de todos os elementos conhecidos na natureza, a partir dos quais todas as combinações químicas são feitas. Um fato importante na Cromoterapia é que cada cor possui comprimento de onda e frequência próprios. Cor é vida, e o que ela manifesta pela luz é expressão visível da mente divina, um princípio de vida na forma de ondas luminosas. A vibração de cada cor pode ser introduzida no corpo através de alimentos, líquidos e sólidos solarizados, luz solar ou artificial, visualização de cores, roupas, ambientes, pedras e cristais.
A Cromoterapia é a ciência que usa a cor como ferramenta para estabelecer equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e emoções. Com o foco na saúde,ela trata de inúmeras disfunções orgânicas , tais como, pressão alta ou baixa, anemia, gastrite, úlcera, hepatite, cálculos renais, Mal de Parkinson, cefaleia, bronquite, queda de cabelo, entre muitas outra disfunções. Com a Cromoterapia, podem ser realizadas sessões, utilizando cores e procedimentos específicos para o tratamento de cada patologia.
Baseada nas sete cores do espectro solar, cada cor tem um efeito diferente no organismo da seguinte maneira:
O Vermelho, representa a vitalidade e a fertilidade, aumenta o calor da pele, a temperatura do corpo. Atua sempre como energia em expansão, provocando estímulos;
O Violeta cria a sensação de calma, dentro de uma vibração de alta sintonia e paz; da intuição,é utilizada essa cor para acalmar qualquer processo que desequilibre as energias;
O Laranja é a cor da juventude, da alegria, da força, do destemor, que estimula o otimismo, a generosidade, é atraente e aconchegante. Na energia laranja adquirimos as condições de existência física. Essa cor conduz o cálcio que constrói os ossos;
O Amarelo desenvolve nossa capacidade criativa, proporcionando as energias propicias para a movimentação das muitas células e humores cerebrais. Os raios amarelos despertam inspiram e estimulam a mentalidade. É o condutor das correntes magnéticas positiva;
O Verde, a cor da esperança, está associado aos momentos de paz, bem como á saúde e á cura. É responsável por manter o equilíbrio, e aliviar a insônia;
O Azul, é a cor que transmite paz e tranquilidade. A cor azul favorece a inspiração, a amabilidade, a paciência e a serenidade. Leva ao conhecimento intuitivo e estimula a ciência e a invenção. Também esta ligada com todos os aspectos da verdade da sabedoria e da reflexão. Dentro desse padrão, a importância dessa cor em nossas vidas esta diretamente ligada à construção da moral;
O Anil estimula os sentidos e a intuição. Funciona como anestésico, chegando a causar insensibilidade total;
(Entre outras cores que também podem ser usadas como complementares)
Além do efeito psicológico mencionado acima, as cores também tem efeitos específicos e interagem de maneira diferente em cada parte do nosso organismo. O vermelho, por exemplo, é recomendado em patologias que envolvem o sangue, o laranja funciona como um energizador e eliminador de gorduras em áreas localizadas, além de muitos outros efeitos que as outras cores podem proporcionar
A terapia das cores, em si pode ser utilizada de várias formas, entre as técnicas mais comuns estão:
Luz de Lâmpadas Coloridas: Nessa técnica, um profissional especializado utiliza um bastão com uma lâmpada com a cor estabelecida na tabela de tratamento. As lâmpadas coloridas são aplicadas em movimentos circulares, sentido horário, numa distância de 5cm da pele. A exposição acontece num período de 5 minutos, uma vez ao dia, até o desaparecimento dos sintomas.
Mentalização das Cores: É a técnica mais simples, onde pode ser feita apenas mentalizando a cor no respectivo local ou órgão por 30 segundos duas vezes ao dia.
Luz do Espectro Solar: Nessa técnica, é utilizado um recipiente transparente com água, envolvendo-o com papel colorido (na cor conforme tabela de tratamento), expondo ao sol pelo tempo mínimo de quatro horas.
A água do recipiente pode ser usada para o consumo e para o preparo de alimentos.
Além da terapia, as cores também podem ser usadas ao nosso favor de outras maneiras para equilibrar as energias , estimular o humor e o organismo, como por exemplo, o contato com a natureza, o uso de cores vivas no inverno e cores frias no verão, a ingestão de alimentos com cores vibrantes, entre outras maneiras de trazer o beneficio das cores ao nosso cotidiano.
Na publicidade, as cores já vem sendo usadas pelos mais espertos. Uma boa propaganda que enche os olhos e estimula nossos desejos, com certeza ganha pontos.
Alguns consideram a Cromoterapia como sendo de culturas místicas. Para saber um pouco mais sobre suas verdadeiras origens acessem os links a seguir:
Saúde integral
Mistico.com
Wikipédia
Blog: Práticas complementares de saúde